Uma vilã chamada Insônia *

Mais uma madrugada passada em claro. A insônia é um mal que atormenta muita gente, fazendo com que grande parte da população mundial perca o sono em algum momento da noite e na maioria das vezes, acabe arrumando outras atividades para fazer de madrugada. As causas da insônia podem ser várias, desde preocupações, ansiedade, estresse, consumo excessivo de álcool, hábitos inadequados antes de dormir e até mesmo depressão.


Comigo não é diferente, pois tenho muita insônia desde meus 18 anos de idade. O resultado? Olheiras enormes e bolsas abaixo dos olhos, sendo necessário o uso contínuo de produtos que combatam tal problema. Pensando nisso, resolvi criar uma lista de coisas que costumo fazer quando simplesmente meu cérebro não quer parar de ficar pensando nas situações que rolaram durante o dia. Espero que ela ajude vocês da mesma forma como me ajuda.


- Leite morno
Ainda me impressiona a cara de espanto que as pessoas fazem, quando eu falo que tomo leite morno antes de dormir e que isto me ajuda realmente a dormir. O fato é que não tomo apenas leite, mas também como alguma coisa junto, de preferência, carboidratos. Mas calma, isso não significa que você vai se entupir de calorias antes de dormir, mas que uma bolachinha ou um pão integral com geleia, por exemplo, só vão fazer bem. Isso pelo menos, faz com que meu corpo esquente, fique mais relaxado e consequentemente me ajuda a pegar no sono.

- Suco natural de Pera com Maracujá
O suco de maracujá funciona como um sedativo natural para o organismo e a pera é antioxidante, combatendo também os radicais livres. Quando combinados, a pera acaba suavizando o sabor ácido do maracujá que nem sempre agrada a todos os paladares. A pera também pode ser facilmente substituída pela maça, o importante é que você tome tudo imediatamente, assim que terminar de bater no liquidificador. Essa dica é ótima para quem tem intolerância à lactose, por exemplo.

- Troque seu colchão
Pode parecer bobagem, mas depois que troquei o meu colchão, parece que meu sono melhorou 80%. Colchões e travesseiros duros ou moles demais incomodam muito na hora de dormir, tirando a paciência de qualquer mortal. Tente comprar um colchão que se adapte melhor a sua própria anatomia ou de acordo com a sua necessidade, caso você tenha dores nas costas, seja alérgico ou acima do peso. Garanto que com o colchão e travesseiro corretos, suas noites serão bem mais tranquilas.

- Tome chás
Essa dica já é da minha mãe. Ela sempre tomou chá antes de dormir e isso sempre funcionou. Chás como erva-cidreira, camomila e valeriana, diminuem dores, tensões, stress, além de terem propriedades calmantes. É tiro e queda!!!


- Escute músicas calmas
A música sempre foi a minha aliada para tudo nesta vida, inclusive para dormir. Bandas como O Teatro Mágico, Mallu Magalhães, Lana Del Rey, Coldplay, Los Hermanos, Clarice Falcão, John Mayer, Marisa Monte e afins, principalmente MPB. A banda/cantor pode ser o de sua preferência, o que importa é a música ser calma. Pelo menos comigo funciona e muito bem.

- Não comer doces
A menos que você queira despertar a sua adrenalina. Os doces, refrigerantes e afins possuem quantidades absurdas de açúcar (todo mundo sabe disso) e isso ajuda para que o seu corpo se mantenha no pique. A dica é não consumir este tipo de alimento pelo menos 3 horas antes de dormir, já que o que queremos aqui é ter bons sonhos e não ficar parecendo zumbis no dia seguinte. As minhas piores insônias, por exemplo, são causadas pelo consumo de refrigerantes durante a madrugada e isso explica o fato de acordar tão mal humorada pela manhã.

- Ler bons livros
Isso mesmo, leia muito, até ficar cansado. A leitura faz com que as minhas vistas se cansem mais facilmente e faz com que eu me sinta mais calma e feliz. Afinal de contas, ler uma história para si mesmo apesar de prazeroso, também é muito cansativo. Então, se você não dormir, pelo menos exercita a mente, enriquece o vocabulário e melhora a dicção.

- Pense em coisas boas
Mesmo que o seu dia tenha sido difícil, tente não ficar pensando no que poderia ter dado certo se você não tivesse feito tal coisa ou se você tivesse ficado calado, dentre outras coisas que a gente sempre fica imaginando. Relaxe a musculatura, feche os olhos, use sempre roupas confortáveis para dormir e não se preocupe com o dia seguinte. Eu sei que na prática isso é muito difícil, mas não custa nada tentar. E nada de contar os benditos carneirinhos, eles muitas vezes ao invés de ajudar, atrapalham ainda mais, além de ser coisa de criança.


- Tome um banho
Ahh o banho. Ele costuma ajudar qualquer um a dormir, sendo crianças, jovens ou idosos. Banhos mornos ajudam a acalmar a musculatura, enquanto banhos frios ajudam a dormir nas noites de calor. Então logicamente que os banhos costumam ser a melhor solução e se forem em conjunto com alguma dica que citei antes, melhor ainda.

Se mesmo com todas estas dicas o problema com a insônia persistir, então sugiro que você procure um médico, pois a sua insônia pode estar sendo causada por outros motivos que não sejam tão fáceis assim de resolver e somente um bom remédio ou terapia irá ajudar completamente.

Espero que tenham gostado das dicas e se colocarem alguma em prática e funcionar ou souberem de mais alguma que dê certo com vocês, fiquem à vontade para postar aqui nos comentários!! O Blog também é de vocês!!

Muito obrigada pela leitura e até a próxima ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design