O Estágio Ideal: Dicas para se destacar entre seus colegas de trabalho *

Eu não vou ficar aqui falando sobre o quanto é importante se fazer um estágio, porque isso você já sabe ou pelo menos deveria saber. Mas vou dar dicas para que você aprenda como fazer a diferença em uma empresa, mesmo sendo um simples estagiário. A ideia deste post surgiu depois que um entrevistador olhou o meu currículo e logo em seguida comentou "estagiário é tudo igual.. tem uma pregruiiiça de trabalhar". 

Por aí vocês já imaginam o quanto fiquei nervosa, afinal de contas, o cara nem me conhecia, não sabia como eu me dedicava ao emprego e simplesmente me fala isso. E também porque ao pesquisar sobre uma possível ideia de título para esse post, eu não encontrei muitos blogs que contassem um pouco de suas experiências, sendo que a maioria dos textos que encontrei, eram cópias das cópias e isso é uma das coisas mais chatas de se ver em alguns blogs.

Estágio na TV Toledo durante o Fórum Jurídico 2012

ANTES
Seja profissional
Em pleno século 21 eu ainda vejo caras que vão nas entrevistas de emprego de bermuda e meninas que entregam currículos de short! Genteee, em que mundo vocês vivem? Como essas pessoas esperam que o entrevistador entre em contato se na primeira vez que ele te vê você já passa a "imagem" de ser imaturo? Então vai numa entrevista ou deixar seu currículo em qualquer agência? Vá de blusa de manga (nada de regatas e decotes vulgares também) e calça jeans! Arrume o cabelo, tenha sua higiene em dia, unhas limpas (sem esmalte descascando mulherada) e nada de boné, pela mooor de Deus! Gírias também são muito mal vistas por qualquer entrevistador.

Tenha educação
Mascar chiclete, atender telefonemas e ficar mexendo na bolsa toda hora seja qual for o motivo estão fora de cogitação! Falar sobre a sua vida pessoal ou comentar que está procurando emprego só porque está sem dinheiro também é uma péssima escolha. Além disso, ser simpático com todos à sua volta é basicamente uma obrigação, pois ninguém quer ser taxado como "metido" logo na entrevista de emprego pelos funcionários do local, afinal de contas, você pode achar que não, mas pessoas deixam de ser contratadas também por conta da sua arrogância. 

Galera do SBT Interior e da Safra Eventos (estágio durante a Expô de 2011)

DURANTE
Não se envolva em fofocas
Este item é muito simples: do mesmo jeito que você se envolve nas fofocas, fala mal do chefe, conta coisas que você não deveria falar e etc.. podem inventar e contar coisas sobre você também. Aprenda uma coisa: em um ambiente de trabalho, dificilmente você vai fazer amizades verdadeiras mesmo! Que te apoiem sempre e te livre de problemas com o chefe. Afinal, todos ali estão de certa forma em uma eterna competição, mesmo que esta não seja tão fácil de perceber. Além do risco que você tem do seu chefe ficar sabendo o que você falou sobre ele ou a empresa.

Seja prestativo
Desde a faxineira até o presidente, sempre procure ajudar quando ver que alguém precisa. Isso não significa que você tenha que deixar de fazer seu trabalho para auxiliar aquela pessoa, mas quando estiver mais sossegado porque não? Caiu algo no chão? Pegue e devolva. Percebeu que uma pessoa está carregando muito peso? Ajude ela a levar alguma coisa. São gestos simples que fazem com que você se torne um funcionário querido por muitos na empresa e a maioria dessas pessoas vão te ajudar também quando você precisar.

Seja organizado
Mantenha seu local de trabalho em ordem, limpo e com tudo em seu devido lugar. Além disso, seja prático e faça algumas tarefas diárias simples antes mesmo do seu chefe pedir.. isso é ser realmente esperto e TODOS, eu disse TODOS OS CHEFES AMAM quando seu funcionário faz o serviço andar, quando ele chega mandando você fazer um relatório, por exemplo, e você fala "já fiz". Isso é ser ágil e com certeza pesará muito na hora de decidir se efetiva o estagiário ou não. Ah, atrasos no serviço também deixam qualquer chefe irritado!

Se não fosse meu estágio no D.A.E.A. (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), 
eu nunca teria conhecido essas duas malucas kkkkk

Dê ideias novas  
Isso não quer dizer que você tenha que sair palpitando em tudo e na vida de todo mundo, não! Mas teve uma ideia que pode melhorar o rendimento da empresa ou tornar seu trabalho mais prático? Então proponha ao seu chefe! Não tenha medo de expor ideias aos chefes, afinal, chefe não morde.. é apenas uma pessoa que você precisa ter muito respeito, educação e mostrar responsabilidade. 

Preste atenção no seu serviço
Agora aqui vai um desabafo: este foi o meu PIOR erro como estagiária. Eu sempre fui uma pessoa muito distraída que cometia falhas bobas no serviço, até o dia que fui demitida por causa de um erro desses. Então te mandaram fazer algo? Foque apenas naquilo. Não fique falando no celular ou mandando mensagens o tempo todo e dependendo do que for, evite até de conversar demais. Assim você evita que aconteça o mesmo com você.

DEPOIS
Jamais fale mal do seu ex-emprego para o entrevistador
Mesmo que você tenha saído do tapa com seu ex-chefe, NUNCA fale isso ou algo parecido para o entrevistador! Porque muitas empresas pedem até mesmo em fichas de cadastro que você conte o motivo da saída do seu antigo trabalho. No caso dos estágios, você tem a facilidade de falar que foi "término de contrato" ou algo assim. Porque se você fala que brigou com seu ex patrão e ele te demitiu por causa disso, o entrevistador vai pensar o quê? Que você com certeza irá dar novos problemas para a empresa dele. Então, nem pense em falar algo assim.

DICA EXTRA: Se a briga foi feia mesmo e você acha que se ligarem no seu emprego anterior, seu ex-chefe vai falar mal de você, então tire a experiência de seu currículo! Melhor isso do que arriscar e ver seu emprego ir por água abaixo depois de uma ligação da futura empresa para a antiga. Ao invés disso, escreva apenas que sabe mexer em alguns programas (no item observações gerais, por exemplo), tem experiência na área, mas tudo isso sem precisar citar o nome da empresa que te causou problemas.

Um dos meus estágios não me trouxe apenas novos conhecimentos.. 
mas me fez conhecer meu atual namorado também..

Eu mesma já passei por situações bem bizarras envolvendo estágios, sendo que até assédio sexual e moral já tive que passar. Mas isso de certa forma foi bom para que eu aprendesse a me defender em inúmeras situações e me mostrou que algumas vezes, ficar desempregada não é a pior coisa do mundo. É claro que todo mundo quer ter dinheiro na mão sempre, mas é melhor estar desempregada e seguindo a vida do que sofrendo em um emprego que te faz chorar todos os dias. Pelo menos eu penso dessa forma.

Espero que todos possam tirar algum proveito deste post e que sinceramente aprendam a ser funcionários exemplares hoje e futuramente também! Mas e aí? Vocês gostaram das dicas? Concordam com os itens ou mudariam alguma coisa? Comentem!

Grande beijo à todos ;*

6 comentários:

  1. Nossa, que bacana você dividir suas experiências.
    Eu sou louca por estudar, e Jornalismo está na lista de próxima faculdade que farei. Fiz Design de Moda e faço agora Psicologia, e acredito que cada aprendizagem é um crescimento muito grande para o resto da vida.
    Adorei ;)

    http://raposalaranja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre quis fazer Psicologia! Mas o amor pelo Jornalismo falou mais alto.. rs. Fico feliz que você pense em fazer, posso dizer que é uma área que você nunca cairá no tédio, porque todo dia tem alguma coisa nova para escrever e mostrar ao mundo! Tudo de bom ;)

      Excluir
  2. Parabéns por passar aos outros seu conhecimento e experiência. Lembro que quando fui procurar o primeiro emprego, nem sabia por onde começar, mesmo na internet haviam poucas coisas. Acho tão bom sua iniciativa, ainda existem jovens a procura de emprego e nem sabem por onde começar, mas ao lerem sua matéria ficam mais tranquilos e aprendem algo.
    Beijos e sucessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meu texto possa realmente ajudar Beatriz! Eu achei importante abordar esse assunto porque percebo que tem muito estudante levando o estágio na brincadeira, achando que ele só serve pra concluir o curso, quando na verdade é uma ótima oportunidade para eles mostrarem suas capacidades e quem sabe, ser efetivado depois.. Afinal, muitas vezes é por meio de um estágio que a pessoa pode decidir se vai seguir aquela carreira ou não.

      Obrigada pela visita e volte sempre flor! Beijos.

      Excluir
  3. Que legal Caroline!! Adorei o post!! Já passei da fase do estágio, mas é bem complicadinha e muitas pessoas acham que é só uma obrigação para faculdade... e na verdade é super importante!! É onde realmente tu vaii aprender alguma coisa e quem sabe até uma vaga para permanecer na emprega como funcionária permanente!!
    Muito legal tuas dicas!!
    Já deixei a resposta da Campanha : adote uma blogueira iniciante!!

    Teu blog é bem grandinho já né?! Adorei ele!!
    Se quiser me adotar...hehe
    Um grande beijo!!
    Adorei tua visita!!
    Virgínia Gaya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor, fico muito feliz!! E realmente, um estágio é muito importante.. pena que algumas pessoas demoram para perceber isso. Agora, em relação ao blog ser grande, eu não acho tanto assim não kkkkkk será "moderado" quando ultrapassar as 1.000 curtidas no face, aí sim posso me considerar uma blogueira totalmente feliz haha Ok, vou olhar sua resposta lá flor, obrigada!! Adorei sua visita aqui também :)))

      Beijão!

      Excluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design