Nova moda no Brasil: as convenções geek *



Fãs de quadrinhos, séries e de alguns filmes sempre torcem para que aconteça uma convenção na sua cidade. Essas convenções nada mais são que paineis em que atores, roteiristas, diretores se encontram com fãs e respondem perguntas e, claro, tiram muitas fotos! Nos Estados Unidos isso é bem famoso, inclusive falei aqui no meu último post sobre a Comic Con que acontece anualmente em San Diego, Califórnia.

Aqui no Brasil esses encontros tem se tornado uma febre de uns dois anos para cá. Semana passada foi anunciada a Fan Weekend: The Wolves para os fãs de Teen Wolf, em São Paulo nos dias 13 e 14 dezembro. Organizada pela IT.Entretenimento e pela M2 Events And Media, a convenção vai contar com a participação de Holland Roden (Lydia) e Max Carver (Aiden) e, segundo as empresas, eles acabaram de fechar a participação de mais um dos atores principais, mas não divulgaram o nome ainda. Os fãs ficaram enlouquecidos, mas ainda com pé atrás porque não tivemos nenhum anúncio oficial dos atores. 

Esse ano também teve a Vampire Attraction, aqui no Rio de Janeiro, que aconteceu nos dias 31/05 e 01/06 de 2014, com os atores da série The Vampire Diaries. Rick Cosnett (Dr. Wes), Katerina Graham (Bonnie Bennet) e, o grande favorito do público, Ian Somerhalder (Damon Salvatore) fizeram a alegria dos fãs com um painel muito simpático e animado e com direito a muitas fotos.

Não podemos esquecer também da Comic Con Experience, que vai ser o primeiro evento parecido com as comic-cons realizadas em outros países, que vai trazer fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, ou seja, um paraíso geek. Já confirmou presença de grandes estúdios como a Warner Bros e atores como Giancarlo Esposito de Breaking Bad e Sean Astin do "Senhor dos Aneis". Vai ser de 4 a 7 de desembro em São Paulo, mais informações aqui.

Acho a experiência incrivelmente válida e acho que mais patrocinadores deveriam se envolver em eventos como esse que trariam um retorno certo! É uma grande oportunidade para os fãs brasileiros mas é sempre bom ficar com o pé atrás. Por quê? Nem sempre essas convenções acontecem e o público acaba se frustrando e, pior ainda, leva um belo de um calote.

Foi o que aconteceu com a Gleek Convention, que estava marcada para acontecer em maio desse ano e prometeu trazer Lea Michele (a protagonista Rachel) e Kevin McHale (Artie). Mas, além dos atores dizerem que não sabiam dessa participação, o site da empresa responsável - RTA Global - saiu do ar alguns meses antes e não foram dadas maiores explicações! Depois disso, os fãs da série que compraram ingresso não conseguiram mais contato e tiveram prejuízo de até mil reais.

Além disso, ingressos para convenções são extremamente caros e fora dos padrões da maioria dos fãs que, em sua maioria, são jovens que não trabalham ou estão em seus primeiros empregos. Por isso, friso que o melhor seria um bom patrocínio de grandes empresas para que pudesse baratear o custo do evento e assim diminuir o preço dos ingresso! E, claro, cuidado com quem tenta te passar a perna!

E vocês, em que convenções gostariam de ir? 

9 comentários:

  1. Ah, pra falar a verdade eu estava empolgadíssima com as convenções, mas nenhuma delas atendeu bem aos meus gostos quanto as atrações do evento... acabou que nao vou em nenhuma =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, mas talvez venham próximas que você goste agora que estão tendo várias no Brasil! ^^
      Obrigada pela visita e pelo comentário! :)

      Excluir
  2. Eu fui no Anime Friends como imprensa pelo Garotas Geeks e vamos ter participações na Comic Con Experience também. Por ser fora de San Diego, a gente fica meio receosa com relação à organização. Não é de hj q mesmo eventos grandes como o AF sofrem com essas coisas. De qlqr forma, com ctz o que mais vale a pena conferir é a CC.

    http://thisiskeyko.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema é mais falta de confiança nas empresas que realizam esses eventos, foram muitos golpes, eventos não realizados, enfim...a gente fica com o pé atrás! :/ E questão de preço, claro! Mas acredito que a Comic Con vai ser bem interessante e vai abrir mais portas para esses eventos aqui ^^
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  3. Eu morro querendo ir na Comic Con Experience, juro que rolou até umas lagrimas quando confirmaram o evento e quase enfartei quando falaram que a Disney tinha fechado um painel... Mas eu acho que não vou poder ir, por motivos de falta de dinheiro, mas só de saber que o evento está em terras brasileiras e bem do meu lado, já me deixa muito feliz. Fica pra uma próxima oportunidade!

    seisvidasemeia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vão ter outras oportunidades para você ir, Gabriela! :)
      Espero mesmo que a Comic Con seja ótima e que a gente possa ter um evento desses anualmente.
      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  4. há 15 anos atrás fui numa anime friends em SP (sou de Goiânia).

    Torço para ganhar na mega sena para ir para San Diego

    ResponderExcluir
  5. O que eu acho mais complicado a respeito dessas conventions é que, além de ser caro, é só em São Paulo ou no Rio. Daí não vale a pena gastar o dinheiro do ingresso + passagem + hospedagem só pra ver alguns atores, sabe? Digo, eu iria se viessem umas pessoas beem específicas, tipo uma convention de Glee com o Chris Colfer, de Harry Potter com os principais (ou com a J.K. Rowling! ou com sei lá, muitas coisas), e de Doctor Who, ou Sherlock ou Merlin com os atores dos meus personagens preferidos. Quer dizer, vai ter uma convention de Doctor Who no Rio de Janeiro, mas não vai vir ninguém que eu esteja louca pra ver.
    Mas eu acho isso tão legal! Queria que tivesse aqui em Curitiba.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design