Terra da Garoa: 7 motivos para visitar e se apaixonar por São Paulo *

Esse povo é dureza.. adoram falar mal da minha cidade natal. É claro que não estou generalizando, mas a maioria das pessoas não gostam nem de imaginar como é morar aqui e geralmente quem mora é porque não teve outra opção OU porque milagrosamente gosta daqui. Por isto, eu resolvi listar os 7 motivos para visitar e se apaixonar por São Paulo que podem te convencer ou não a mudar sua opinião sobre essa grande cidade brasileira. Acredite, não são apenas os restaurantes que ficam abertos de madrugada e a variedade de empregos disponíveis.. é algo bem além disso tudo. E logicamente que comecei a escrever este post durante a minha rápida visita por Sampa.


1- PARQUES
Gosta de natureza e aproveitar o passeio rodeado de bichos e muito mato? Então você precisa conhecer o Parque Estadual da Serra da Cantareira, cercado por uma fauna e flora maravilhosas e plantas tais como: samambaias, pinheiros e bromélias. Fora que a Serra da Cantareira (na onde fica o parque), é conhecida por ser teoricamente a maior floresta urbana do mundo. É uma pena que nos últimos tempos o parque está sendo conhecido mais pelo seu Sistema da Cantareira (que vem sofrendo e muito com a falta de água) do que pela sua rica floresta.

Você é mais elegante e quer um parque à altura? Então dê um passeio pelo Parque do Ipiranga. O parque do Ipiranga faz parte do patrimônio histórico brasileiro, pois nele estão presentes o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins ao estilo francês (sabe aqueles filmes com castelos, príncipes e rainhas que tinham aqueles jardins super mega chiques? então..) e a Casa do Grito.

Outros parques que vale a pena conhecer em SP: Parque do Carmo,  Parque Anhanguera, Parque Zoológico de São Paulo, Parque do Ibirapuera (que é o mais divulgado na mídia, depois do Parque Estadual da Serra da Cantareira) e o Parque Trianon (que fica no meio da Avenida Paulista).

2- AVENIDA PAULISTA E GALERIA DO ROCK
É restritamente proibido ir para São Paulo e não conhecer essa avenida! Ela é simplesmente um dos lugares mais importantes da cidade, abrigando grande parte de todo entretenimento (baladas, museus, empresas, hospitais, colégios, bancos, consulados, hotéis e etc), e sendo um dos principais centros financeiros de São Paulo. Ela também é ligada a outras avenidas importantes da cidade e tem até um parque bem no meio da avenida (só para vocês terem uma noção do tamanho dela)! Além disso, é na Av. Paulista que acontecem as situações mais inusitadas, sendo uma aventura e tanto andar por lá.

Mas se você curte músicas de rock ou metal, com certeza irá querer conhecer a Galeria do Rock. Parece um shopping center à primeira vista.. só que com um pequeno detalhe: ela tem aproximadamente 450 lojas com produtos destinados principalmente a cultura rock and roll! Lá acontecem diversas apresentações musicais, eventos de tatuagens e afins, além de ser um dos principais lugares de encontro de tribos urbanas e subculturas no geral.



3- THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Um dos cartões postais da capital paulista, o Theatro Municipal é inspirado na famosa Ópera de Paris e foi também o palco da Semana de Arte Moderna em 1922. Foi construído com o intuito de agradar a elite paulista daquela época, abrigando atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, o Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. Recentemente, passou por diversas restaurações e reformas, fazendo com que o Theatro voltasse a ter características idênticas à época de sua inauguração em 1911.

Gosta de cultura? Então conheça também estes lugares em SP: Museu da Língua Portuguesa, Museu do Ipiranga, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Pinacoteca, Oca do Ibirapuera, Ponte Estaiada, Museu de Arte Moderna, Bienal de São Paulo, Museu Afro Brasil, Teatro Oficina, Museu dos Óculos Gioconda Giannini, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Sala São Paulo, Auditório Ibirapuera e mais uns 94 outros tipos de museus aproximadamente espalhados pela enorme São Paulo.

4- MERCADO MUNICIPAL E MÍDIA TELEVISIVA
O Mercado Municipal de São Paulo é conhecido no Brasil todo por conter uma enorme variedade de frutas, legumes, frutos do mar, além de possuir lanchonetes maravilhosas. Quem aí, por exemplo, não comeu os famosos: sanduíche de mortadela ou pastel de bacalhau ao visitar o mercadão? Ou então não se deliciou com os mais diversos tipos de queijo no local? Foi para São Paulo e não passou por lá? Não sabe o que perdeu então colega kkkk.

São Paulo também abriga algumas emissoras de televisão, tais como a TV Globo São Paulo, o SBT, a Record, a Band, a Rede TV e a Ideal TV. Qual o lado bom disso? Você pode participar de programas de auditório com mais facilidade, se inscrever em provas pra ganhar dinheiro (sério, morro de vontade de fazer isso kkkkkkkkkk) e com um pouco de sorte, ter seus 3 segundos de fama aparecendo na TV haha. 


Gravação do Programa do Raul Gil (eu fui pro TCC). E sim.. nenhuma platéia
faz barulho porque quer e sim porque mandam kkkk 

5- ESPORTE
No quesito esporte é lóóóógico que eu preciso citar a Arena Corinthians ("vaaai timão!" táá.. parei), inaugurada em maio de 2014. Neste ano, ela foi palco de abertura da Copa do Mundo de 2014 e de mais seis jogos durante o mundial. "Uma curiosidade: mesmo com toda rivalidade entre os clubes Palmeiras e Corinthians, restos de pedras e britas reciclados da Arena Alianz Parque "Palestra Itália" foram utilizados na construção da Arena Corinthians."

Outros estádios que valem a pena conhecer em SP: Estádio do Canindé, Estádio Palestra Itália, Estádio do Pacaembu, Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Estádio Conde Rodolfo Crespi, Estádio Nicolau Alayon e Estádio Alfredo Schürig.

6- RUA 25 DE MARÇO 
Simplesmente o maior centro comercial da América Latina! Quer pechinchar, encontrar roupas, acessórios, utensílios domésticos, tudo mesmo e tipo MUITO MAS MUITO MESMO BARATO? Vai na 25 então! A Rua 25 de Março juntamente com a Feirinha da Madrugada que fica no bairro Brás, são os lugares mais baratos (talvez até do país) para se adquirir qualquer tipo de produto! São em sua grande maioria, comércios chineses e peruanos, sendo que 80% é camelô e só 20% é loja praticamente.

E mesmo assim, as lojas tem um preço bem camarada, sendo que compensa mil vezes comprar certas coisas lá do que nas nossas cidades de interior, como Araçatuba. A diferença de preço é assustadora gente.. sério, compensa muito guardar um dinheiro, viajar e comprar na 25 de Março. E nada de preconceito hein.. sabendo escolher a loja certa, seu produto pode durar a vida toda sem problema nenhum.

Outras ruas e bairros que vale a pena conhecer em SP: Rua Augusta, Rua do Anfiteatro, Rua Direita, Ladeira Porto Geral, Rua de Santo Amaro, Rua Teodoro Sampaio, Rua do Ouvidor (atual José Bonifácio), Rua Oscar Freire e bairros como Vila Sacomã, Butantã, Barra Funda, Freguesia do Ó, Higienópolis, Jabaquara, Itaquera, Lapa, Jardins, Penha, Pinheiros, Santo Amaro, Tatuapé, Pacaembu, Moema, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Bixiga, Bom Retiro, Sé, Brás, Liberdade, etc.

7- GRAFITES, METRÔ E FRIO
Para mim são as três coisas que mais me lembram São Paulo, depois é claro, do rio Tiête e do rio Pinheiros (que fedem bagarai quando você passa perto). Andar de metrô e ônibus em SP não é apenas diferente pelo fato de ser muito mais lotado, mas lá todo mundo conversa entre si, mesmo que nunca mais vá ver a pessoa. Aqui em Araçatuba, se você pega um ônibus, geralmente você nem olha na cara das pessoas, afinal, aqui é minúscula a cidade e não tem nem comparação com o tempo que demora até chegar nos lugares em SP. O metrô é ótimo inclusive para fazer novas amizades, paquerar e principalmente colocar a leitura em dia e ler o caminho todo ou escutar música.

E não há como pensar em SP sem lembrar das pichações e dos grafites da cidade. O primeiro lógico.. deixa a cidade com aparência mais suja ainda e geralmente não tem significado nenhum além de ser um ato de vandalismo. Mas o segundo, chamado de arte por alguns, demonstra claramente ideias, sonhos, sentimentos e revoltas contra a sociedade e o sistema, além de contar por meio de desenhos, as mais diversas histórias do povo paulistano. Eu sinceramente viajo nos grafites e tenho certeza de que se você mora em Sampa vai entender um pouco do que estou falando. 

O frio de São Paulo é diferente do interior simplesmente porque lá é mais úmido. Lógico que é mais frio ainda (enquanto aqui a gente já fica morrendo com 23ºC, lá os paulistas já se acostumaram um pouco com o frio de 15ºC a maior parte do ano, principalmente de noite). E uma coisa que eu gosto é que ninguém fica se emperequetando muito pra sair sabe e mesmo assim, eles conseguem ser estilosos no jeito de vestir. E como vive quase todo mundo com pressa lá, ninguém tem muito tempo pra ficar palpitando no estilo de vestir um do outro. Que beleza né?



Bom, é isso pessoal.. me perdoem pelo post ENORME, mas espero ter conseguido convencê-los que São Paulo não é tão ruim assim de viver. Ao contrário dessa música aqui, existe amor em SP sim! E é este amor que me faz voltar lá todos os anos ♥

Mas e aí? Gostaram? Vocês também gostam de São Paulo? Odeiam? Tem algum outro lugar que vocês conhecem e que não citei? Me contem!

Grande beijo e obrigada pela leitura ;*


- Fonte das informações obtidas no texto: Wikipédia, G1, Blog Ruas de São Paulo, Blog Palosos e Skyscrapercity.

14 comentários:

  1. Mano, eu A-M-O São Paulo e fico tão feliz de morar tão pertinho, porque sempre que eu posso vou pra lá de trem... A Avenida Paulista é um lugar apaixonante, tem de tudo lá, é inacreditável, são lojas imensas que tem quase o tamanho dos shoppings da minha cidade (ok, exagerei um pouco u-u haha). São Paulo é um cidade que abriga todos os gostos, todos os tipos de pessoas, na Avenida Paulista mesmo, se você se acha uma pessoa estranha que todo mundo repara, vai andar por lá, que você vai ser apenas mais um andando pela calçada, porque são pessoas dos mais variados estilos, ninguém olha daquele jeito meio que dizendo "que bizarro".

    Hoje falo sobre alguns filmes que não importa quantas vezes eles passem na tv, eu sempre vou assisti-los haha

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, na minha cidade também rola muito de julgar pela aparência.. coisa que se acontece em SP é algo meio que escondido, porque lá ninguém tem tempo pra ficar fazendo muita fofoca.. malemá os vizinhos conversam! O que dirá na rua.. só no metrô que vejo o povo conversando, se encontrando.. porque de resto, é muita correria rs

      Excluir
  2. Concordo com você. Sou de São Paulo, mas hoje moro em Jundiaí (interior de São Paulo). Morro de Saudades até do transito de São Paulo. Para mim é a melhor cidade, lá tem de tudo, tudo que você quiser você encontra na cidade, e isso, 24 horas por dia. A M O muito São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAI Débora eu te entendo! Eu também era de Sampa, mas tive que vim pra esse fim de mundo que é Araçatuba (interiorrrrrr de São Paulo também). Quero muito voltar, minha família toda é de lá e por mais defeitos que tenha, eu sinto que ainda preciso conhecer muita coisa na minha terra natal ♥

      Excluir
  3. OI Caroline, eu gosto muito de ir à São Paulo. Adoro a noite paulistana e a variedade de opções. Agora eu quero conhecer melhor os parques que você citou.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro essa variedade Chris, aqui mesmo onde moro não tem nada comparado com o que tem em SP.. nem teatro tem direito aqui, o que dirá algum parque kkkkk. Mas conheça sim e depois me conte a experiência! Beijos!

      Excluir
  4. eu sou de SC e já fui algumas vezes para SP. Eu adoraria morar aí justamente por tudo isso que você falou. Tem o que fazer sabe? Eu moro em cidade pequena e não tem um parque, não tem um teatro, não tem museus, não tem nada... Nunca tem o que fazer fds.
    Outra coisa, em SP as pessoas não ficam reparando nas outras e dando chiliques no mesmo da rua pq os outros são diferentes, né. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente minha xará rsrs Na minha cidade também não tem nada disso e as coisas que tem são muito pobrinhas OU são lugares abandonados pela prefeitura. A educação das pessoas então nem se compara.. aqui todo mundo te olha se você vai de chinelo no shopping, é uma sensação horrível e mesmo que digam "você não deve se importar", é chato poxa.. Não vejo a hora de me mudar daqui também. Grande beijo!

      Excluir
  5. Tenho muita vontade de conhecer SP. Acho tão fotogênica, sem contar que aí parece que tem tudo! Muitas coisas pra fazer, lugares pra conhecer, festas, comidas...

    http://sushibaiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.. SP sempre tem muito o que explorar e novos lugares sendo construídos todos os dias.. amo essa cidade! beijos

      Excluir
  6. Eu amo SP, moro no abc mas não conheço quase nada lá, ese post me deixou c uma vontade enorme de pegar um ônibus e partiu sp hahhahah adorei, sério!!
    Beijao <3

    www.meuolharmagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Janaina.. mas então, aproveita menina! Você mora perto e se eu que moro há 580 quilômetros já fico com essa vontade.. imagina você que mora aí perto haha beijão!

      Excluir
  7. Ola Caroline!
    A ideia do meu blog e escrever justamente sobre os muitos motivos pra amar Sao Paulo. :-)
    Em futuras publicacoes posso recomendar esse seu post! Fico bem legal.
    Acompanhe o meu tambem!
    Beijos

    Yasmin
    http://paulistandoa2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa, adoro acompanhar blogs que falam de SP.. obrigada!

      Beijos!

      Excluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design