Desafios e internet: A velha mania brasileira de transformar tudo em piada *

Eu amo ser brasileira. Amo este país rico em sua natureza, cultura e que seus governantes pelo menos ainda não estão explodindo bombas em cima da minha cabeça e destruindo cidades inteiras. Admiro os brasileiros que batalham, que ajudam outras pessoas, que cuidam de animais abandonados, que não tem frescura e que principalmente agradecem à Deus pelo pouco que tem e lutam para ter coisas melhores, mas sem precisar passar por cima de ninguém.

O meu desabafo hoje vai para aquele brasileiro que usa as redes sociais para fazer babaquice. Porque essa semana aconteceu um fato no qual eu fiquei muito chateada. Bastou o sucesso das campanhas Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo) e Stop The Beauty Madness (Parem com a loucura da Beleza) bombar nas redes sociais que foram lá e transformaram tudo numa verdadeira palhaçada. Porque participar destes desafios e de tantos outros que surgem diariamente, não é errado. Errado é você querer tirar proveito disso, exigindo presentes e até mesmo dinheiro caso as pessoas desafiadas por você não participarem. Claro que esta é a minha opinião e você não é obrigado a concordar, mas EU acho errado, então cabe a você decidir se concorda ou não.


Agora imaginem vocês (Deus queira que não, porque é muito triste) sofrendo de alguma doença séria. Uma doença que vai atrofiando seus movimentos a cada dia que passa e você não pode fazer nada. Não há cura e o Governo pouco faz para te ajudar. E aí seus parentes procuram ajuda de ONGs que possam cuidar ou pelo menos que tentam descobrir uma maneira de retardar a doença, sendo que estas instituições dependem de doações para se manterem ativas. O que vocês sentiriam ao ver que um Desafio que visa chamar a atenção das pessoas para a SUA doença, estivesse sido transformado em algo tão banal? E ao invés de informar, as pessoas estivessem usando a brincadeira para se autopromover?

E se você tivesse depressão, transtornos alimentares ou baixa auto estima e resolvesse participar de um desafio sem usar a sua inseparável maquiagem? Você gostaria de receber comentários maldosos dizendo que você é horrível e que fica melhor com maquiagem mesmo? Ou iria sentir um peso a menos de saber que as pessoas te acham legal e bonita mesmo sem maquiagem? Que você é uma pessoa normal como todas as outras meninas e enfim, descobrisse que nããããããão, você não é um et como pensava! OHHH que surpresa! Ou vai me dizer que você também acha certo essas mães que obrigam as filhas pequenas (de 3 à 10 anos) a serem pequenas miss sei lá o que, miss disso, miss daquilo.. sofrendo porque não querem prender o cabelo de um jeito ou porque não tão afim de desfilar naquele dia? Sempre carregadas de maquiagem, com roupas volumosas e agindo como se fossem adultas? Eu não concordo mesmo! Maquiagem serve para enfeitar, não para você se tornar um escravo dela.


E sim, eu estou revoltada. Porque estou vendo pessoas que eu gosto, pessoas que convivem comigo, participando desses desafios sem nem saber o que são ou para o que servem! É a velha mania do brasileiro de transformar praticamente tudo em piada, a começar pelos políticos que fazem dos debates e de seus governos um grande circo e ainda dão risadaaaaaa da sua cara! É claro que existem exceções e coisas boas, mas as coisas ruins são maiores, estou errada por acaso? Acho que não.

Então aqui vai um último pedido: SE COLOQUEM MAIS NO LUGAR DO SEU PRÓXIMO! Pesquisem antes de colocar uma foto participando de um desafio desses. Você não é obrigado a participar de nada! Mas se vai participar, coloca a bendita mão na consciência e pelo menos posta o link da campanha na legenda da sua foto ou vídeo! E chega dessa palhaçada de ficar dizendo que se a pessoa não participou vai ter que fazer algo para você, vai perder algo ou ficar julgando a pessoa só porque ela não quis participar.. para de ser chato! Afinal, "quem faz o bem, conquista a paz interior". 

É isso galera, espero que me perdoem pelo post ENORME, mas eu precisava escrever o que estava aqui.. engasgando desde a semana passada, quando eu fiz meu vídeo participando do Stop The Beauty Madness e comecei a ver um monte de gente postando foto sem make sem nem saber o que era o projeto e fazendo disso uma brincadeira mega sem graça. Meninas, vocês são lindas! Independente do que falam! Quem tem que gostar do seu corpo/rosto são vocês mesmas e não as pessoas! Mas quero deixar claro novamente que esta é a minha opinião e se você não concorda, tudo bem sabe, mas não perca seu tempo me xingando então. E obrigada para quem leu até aqui.

Mas e aí? Vocês participaram de algum desses projetos? Como foi a sensação?

Beijos e até mais ;*

10 comentários:

  1. Eu nem sabia o que estava acontecendo. Via meninas postando imagens sem make e até postei no meu Facebook dizendo algo a respeito, mas nada contra, porque afinal, eu nem uso make. Mas existem muitas divergências que tornam nossa convivência mais complicada. Nem eu imagino como começar a mudar. Eles mesmos devem fazer isso.
    Beijos, Fani
    http://www.mundodafani.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fani.. mas a questão em si não é nem usar ou não usar make, mas se tornar escravo de um padrão de beleza imposto pela mídia, no qual a pele das mulheres tem de ser perfeitas.. isso é uma coisa muito errada, pois cada uma tem sua beleza própria e merece ser respeitada. Se a pessoa se sente bem assim, quem somos nós para julgar né? Beijos!

      Excluir
  2. Foi um desabafo realmente tocante, eu mesma já postei foto sem maquiagem porque fui desafiada por um colega, mas postei mais para mostrar que pra mim a maquiagem não é extremamente crucial, até porque a maioria das vezes saio sem nada na rua. Porém, na verdade, eu era uma das que não tinha consciência da campanha (a do gelo sim, e achava babaquice quem fazia só para se aparecer) e achei muito lindo o seu texto, realmente realmente lindo. Meus parabéns, mudou meu modo de enxergar a campanha Stop The Beauty Madness.
    http://devaneiosadocicados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana, fico muitíssimo feliz em ler seu comentário! Mas aí que tá, você não sabia da campanha e mesmo assim, postou sua foto porque sentiu que era a coisa certa a fazer e isso de você sentir que não precisa estar maquiada para ser feliz que é o mais importante! Porque tem menina por aí se achando feia, que não tira foto sem make nem a pau e pior, querendo fazer cirurgias plásticas por causa de detalhes tão banais que acabam perdendo a sua própria identidade, deformando seus rostos por causa de um padrão escroto de beleza. E é por isso que essa campanha existe, para tocar essas meninas e dizer para elas "parem, vocês são lindas!", antes que fiquem doentes por causa disso. Beijos!

      Excluir
  3. Adorei o post, realmente muitas meninas não se aceitam como são. Eu também quando tinha uns 13/14 anos, também não me aceitada com meus defeitos, eu prestava tanta atenção no que era belo por fora e esquecia de vê que todos nos temos defeitos. Então eu aprendi que para eu me tornar bonita e os outros me amarem, eu teria que me amar e me aceitar como era. Mas é uma pena, mts meninas ainda demorarem tanto para enxergar isso, todas somos lindas, da nossa maneira.. beijos :*

    www.maquiandopensamentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber que hoje você se valoriza Larissa, isso mesmo, se todas nós pensássemos assim teriam muitas meninas livres da depressão ou coisas parecidas. Mas é isso aí, temos que divulgar mesmo essa campanha e quem sabe assim, ajudar alguém a superar seus próprios medos. Beijos!

      Excluir
  4. Cara, eu acho tudo uma babaquice. Acho a internet um palco pra gente retardada se autopromover, e fico besta com tanta cabeça vazia e falta de serviço. As duas iniciativas são bacanas em seu fundamento, mas além de chamar atenção, as duas campanhas, como foram feitas (jogar balde de água com gelo e foto sem make) não mudam nada, nadinha. O correto seriam mudar as atitudes, e não postar algo na internet só pra fazer "volume". Gostei muito do seu post :)

    Vim agradecer pela indicação no blogday! Muito obrigada por achar meu blog merecedor de ser listado dentre tantos blogs lindos! :) Mil beijos!

    http://www.canseidesernerd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então mas acho que o problema em si é que as pessoas acabam transformando isso tudo em palhaçada.. concordo com o que você escreveu, porém acho que a campanha meio que deu um passinho, uma ajuda (embora bem pequena) para essas garotas que acham que maquiagem é tudo na vida. Principalmente quando se trata de meninas lindas e que só elas se acham feias sem maquiagem e aí, precisa postar uma foto dessas pra se tocarem disso. Mas também acho que sem o devido apoio tanto por parte das empresas, da mídia como também por parte da sociedade, fica quase impossível alguma coisa mudar. Eu participei por um único motivo: não me libertei totalmente de rótulos que recebi na minha adolescência e precisava meio que.. "colocar isso pra fora", então pelo menos pra mim, acho que valeu de alguma coisa :) Assim como eu espero que muitas outras meninas estejam se sentindo melhores também.

      E em relação ao blogday.. imagina, eu listei ele porque realmente me identifico, senão não haveria motivo para isso. Beijos!

      Excluir
  5. Tudo o que você falou está certo, eu mesmo quando vi as pessoas fazendo esses videos com o balde de gelo eu não entendi o porque elas estavam fazendo isso, só depois fui ver que era uma campanha e tal, que tinha um objetivo naquilo. Tem muita gente que está fazendo sem nem saber o que é aquilo, é aquele história de "ta todo mundo fazendo, vou fazer também", ou como você disse, pra pessoa aparecer.

    http://seisvidasemeia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o chamado "modinha" né Gabi, mas infelizmente acabou virando isso mesmo.. o que me conforta um pouco é saber que existem pessoas e instituições sérias que realmente estão fazendo suas doações e tentando pelo menos ajudar os doentes e meninas que após participarem do desafio do make estão percebendo o quanto elas estavam erradas sobre a sua própria aparência. E quanto as críticas de gente idiota? Liga o fod**** e seja feliz, bem isso mesmo.. porque ninguém paga as nossas contas e muito menos compra cremes para melhorar nossa pele, então pra que se importar com comentários escrotos?! Beijos!

      Excluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design