Supere a timidez de uma vez por todas *

Eu sempre fui tímida. E não pensem vocês que ser tímida é engraçadinho, é charme ou truque de mulher para conquistar homens. Às vezes, ser tímido pode ser um fardo, pesado.. e que só quem é verdadeiramente tímido sabe o que esse fardo significa. Hoje já estou bem melhor sabe, ao ponto de chegarem a duvidar da minha timidez. Mas experimente me encontrar pessoalmente e vai notar quantas palavras saem da minha boca.. vai notar as mãos trêmulas.. às vezes suando frio e principalmente vai perceber o tanto que gaguejo ou falo coisas sem sentido. Ahh e tenha certeza de uma coisa: se você não puxar papo comigo, dificilmente eu puxarei com você.

A rainha das tímidas.. "Carrie - A Estranha (2002)" - acreditem.. eu me identificava com ela :\

Quando eu era criança, eu sofria muito na escola. A minha melhor amiga na época conseguia ser mais tímida do que eu! haha E talvez pelo fato de andar e gostar de fazer amizade apenas com crianças estranhas, eu fosse tão desprezada pelos mais extrovertidos. Aqueles que me achavam literalmente "de outro mundo" e faziam piadas de mal gosto com a minha aparência ou pelo meu comportamento. Juro que tentei ser mais extrovertida. Tentativa que falhou logicamente. E demorou muito anos para que eu percebesse que ser extrovertida é diferente de ser maluca rs.

Mas sim, hoje eu sou jornalista, formada e sem dúvidas eu tenho mais amigos do que tinha com 8 anos de idade. E foi justamente o Jornalismo que me ensinou algumas dessas dicas que vou passar para vocês agora, leitores que desejam superar a timidez ou pelo menos, diminuí-la. As outras dicas foram a vida ou a Mary Kay que me ensinaram kkkk.

1- Respire! 
Pode parecer bobo, mas respirar um pouco mais forte antes de fazer ou falar algo ajuda a acalmar.. bom pelo menos comigo ajudava rs. Quer relaxar mais? Leia poemas! Sério, eles dão uma calma deliciosa ao nosso coração.

2- Não sofra por antecipação
Não aconteceu ainda, então porque você acha que vai dar errado? Existem inúmeras possibilidades.. então pare de achar que tudo é ruim e não vai dar certo. Seja mais otimista!

3- Não pense muito
Se você começar a pensar em tudo o que vai dar errado é simples.. você vai acabar não fazendo nada. Então não pense muito, vá e faça logo! Pelo menos você tentou.

4- Treine antes o que vai dizer
Quando eu tinha trabalhos para apresentar, eu sempre treinava antes o que ia dizer.. fosse com o espelho ou fosse no banho. Outra dica para apresentações: foque em um ponto fixo na sala que não seja nos olhos dos seus amigos.. algum pontinho que esteja na sua frente.. vale o livro em cima da mesa lá no fundo, o buraquinho da parede bem na sua frente ou algum mínimo detalhe que só você tenha notado.

5- Faça uma lista de metas
Problemas não são bichos, mas sim desafios a serem cumpridos: é desta forma que você deve enxergá-los pelo menos. Então faça uma lista de metas a serem cumpridas e vá tentando se soltar mais, realizando cada item da lista. Quando você perceber, ninguém mais estará acreditando que você é tímido.

6- Saia mais de casa
Não há maneira melhor de entrar em contato com as pessoas do que saindo da sua zona de conforto! Por isso saia de casa, aceite o convite da amiga pra ir naquela festa, vá a algum lugar novo e diferente e etc. Porque se você não sair, nunca vai saber como teria sido conhecer aquele gatinho ou dançar aquela música contagiante.

7- Confie mais em si próprio
Você não é super-herói e todos fracassamos pelo menos algumas vezes na vida. Mas não se menospreze só porque você não conseguiu algo, pelo contrário, faça disso mais um motivo para você lutar pelos seus sonhos. E pare de se comparar com os outros, você é único e mais do que isso, você é capaz de fazer o que quiser, acredite nisso e irá longe!

8- Mude sua postura
As pessoas tímidas geralmente andam curvadas, de cabeça baixa e não olham nos olhos das outras pessoas. Tente mudar isso e comece pela sua postura. Além de te ajudar fisicamente, até as pessoas à sua volta passam a te olhar diferente e até com mais respeito. Experiência própria, vai por mim! rs.

9- Não, as pessoas não estão olhando só para você
Pense bem.. todo mundo tem coisas bem mais importantes para fazer do que ficar reparando no seu jeito de andar ou no que você faz. Geralmente podem olhar para a roupa, no máximo! Mas andando normal, sem parecer um cantor brega, por exemplo, não há motivo para te apontarem ou ficarem reparando. Tem gente que nota bem mais quando você está nervoso do que qualquer outra coisa! Então controla essa ansiedade e vai na fé colega!

10- Aceite os elogios
Pare de achar que as pessoas só te elogiam porque querem algo em troca ou porque querem te agradar! Receba os elogios com um "obrigado", simples assim, aceite o elogio pela mor de Deus! Faça elogios sinceros também e se por acaso você falar algo e a pessoa começar a te zoar, te humilhando, aí meu amigo você vai saber que aquela pessoa não vale a pena fazer amizade.
11- Não se sinta superior
Já foi comprovado por alguns psicanalistas que alguns tímidos são assim porque se sentem superiores aos outros, achando que as pessoas são fúteis demais ou idiotas demais para fazerem amizade. Isso definitivamente é coisa de gente antipática. Então pare de olhar só pro próprio umbigo.. todo mundo tem problema, todo mundo passa por determinadas situações na vida e o mais importante NINGUÉM É SUPERIOR A NINGUÉM!

É isso gente, o texto ficou enorme mas é que eu precisava escrever isso há muito tempo. Faziam meses que eu estava montando esse post para não deixar escapar nenhuma dica! Mas também não via a hora de publicá-lo! Então espero que vocês tenham gostado e me digam: você é tímido? Minhas dicas foram úteis para você? Comente!

"Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! Grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas."
Clarice Lispector

Beijos no

4 comentários:

  1. Duas coisas que sempre faço respiro fundo e não fico pensando muito, porque se ficar pensando muito, você começa a ver coisa que não vai acontecer, mas acha que vai, e sempre são coisas ruins.
    Vou admitir que eu acho que no fundo eu me acho superior, não que eu vá humilhar alguém, mas as vezes eu não falo com uma pessoa porque a ideia que eu tenho dela é que não passa de um idiota, ou que eu sou superior no sentido de não precisar de ninguém pra chegar onde eu quero, mas isso eu meio que já me dei conta não é verdade, só to criando desculpa pra não ter que ter contato com as pessoa. Eu acho que sou só um pouquinho antissocial shauhusahus prometo que vou trabalhar isso!

    http://seisvidasemeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Gabi, ser tímido realmente é uma m**** às vezes e precisamos fazer de tudo para que isso não atrapalhe a nossa vida. Conheço muitos tímidos que chegaram a entrar em depressão porque não conseguiam mudar e acho que essa é a pior coisa que um tímido pode adquirir graças a essa vergonha toda. Beijos!

      Excluir
  2. Dicas importantíssimas para algo que incomoda tantas pessoas... a timidez pode ser característica da personalidade de alguém, o problema é quando isso passa a incomodá-la, eu tive Fobia Social por causa da minha timidez em excesso, eu não falava com ninguém porque morria de medo, não dava minhas opiniões e jamais puxava assunto com ninguém. Fiz tratamento, segui todas essas dicas acima, e hoje eu sou bem diferente, pois descobri que eu mesma falo demais e sou extrovertida, só precisava aprender a acreditar em mim! Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom que você superou Michele! Eu confesso que ainda travo diante de algumas situações.. mas fico feliz por você, de verdade :) E espero que outras pessoas também consigam se libertar, porque ser tímido em excesso realmente, faz um mal enorme pra gente. Beijos!

      Excluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design