As versões brasileiras dos enlatados *


Não importa o canal de televisão aberta que você assiste, você vai se deparar com alguma versão de um enlatado americano ou europeu. Seja competição de dança, de mudar o look das pessoas ou de comida, o que mais se vê por aqui são programas baseadas em outros que fazem sucesso lá fora e, em geral, fazem aqui também. 

Só na Globo temos vários desses. Temos dois quadros bem famosos que são bons exemplos disso. No programa do Luciano Huck, temos o "Lar, Doce Lar", uma cópia "piorada" do americano "Extreme Makeover", que reforma casas do zero. No Domingão do Faustão, tem o muito mais bem sucedido "Dança dos Famosos", criado a partir do programa britânico "Dancing with the Stars". 

Mas o maior caso global, além do Big Brother, é o "The Voice Brasil" competição musical em que os candidatos são escolhidos só levando em conta a voz deles. Originalmente criado na Holanda, em 2010, é um sucesso em diversos outros países. Aqui no Brasil está na sua segunda temporada e, apesar de não fazer que algumas outras versões fazem, tem sido bem recebido por aqui. 


Esse ano estreou na Band o MasterChef. Como o nome já diz, é uma competição culinária, que são muito bem recebidos lá fora. Apesar de só ter chegado no Brasil agora, foi criado nos anos 90 no Reino Unido e o formato distribuído para mais de 40 países. Em terras brasileiras é apresentado por Ana Paula Padrão e  também está fazendo um sucesso tímido, mas tem bombado bastante nas redes sociais.

Outro exemplo é Esquadrão da Moda, no SBT, que segue o modelo do conhecidíssimo "What not to wear", que durou dez temporadas nos Estados Unidos e seis no Reino Unido. No programa, a modelo Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund tentam mudar o estilo dos participantes. Tem seus seguidores mas é bem criticado por ser um programa misógino, já que a maioria dos participantes são mulheres. 

Qual desses vocês assistem? Tem algum outro que vocês gostem?

3 comentários:

  1. É verdade, o Brasil é péssimo em originalidade pra Reality shows.
    O Quadro do Luciano Hulk "Lata Velha" é uma versão também O Original eu acho que é americano PINP MY RIDE passava na MTV.
    Por aqui vale a ideia do nada se cria o négocio é copiar, rsrsrs
    Beijos Meninas

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Eu pouco vejo tv, e essas versões 'enlatadas' menos ainda. Acho o Esquadrão da Moda um desastre, é um versão muito piorada do 'What not to wear', acho a Isabella e o Arlindo de uma grosseria, em muitos casos, sem precedente. Lar Doce Lar no início era bem 'assitsível', mas com o passar do tempo caiu muito a qualidade do quadro... Deu para ver que não sou muito fã dessa pseudo adaptação, né? Mas como diria o Chacrinha: 'na tv nada se cria, tudo se copia".
    bjoks
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou assistindo pouca televisão agora, mas gosto do The Voice por causa dos candidatos e da música em si... E já gostei e acompanhei mais o Dança dos Famosos.
    O que falta são boas ideias ou a aprovação de ideias novas por parte da alta direção? Acho que há um certo receio por aqui em aceitar ideias novas e surgidas aqui.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.

© Mutações Faíscantes da Porto | Layout por A Design