Desapego virtual: 15 dicas de como vender corretamente nos grupos e não se arrepender depois *

Esse post surgiu depois da minha experiência pessoal de manter um brechó no meu próprio perfil de Facebook aqui há pelo menos uns 2 anos já, rs. Nesses dois anos, eu vi muita coisa nesses grupos de desapego não apenas no Facebook, mas em alguns sites do gênero que visito. Com base nisso, resolvi montar uma lista com dicas de como vender seus produtos corretamente, sem irritar os donos dos respectivos grupos e ser querido por todos os seus clientes.


#Sempre coloque preço e número/tamanho no anúncio de suas peças: Eu perdi a conta de quantas vezes desanimei com a compra de um produto ou roupa pelo fato da publicação não ter informações básicas. Preço e tamanho são essenciais se você realmente deseja vender seu produto. Uma foto sem informações dá a impressão de que o vendedor é desleixado e até mesmo irresponsável, fazendo com que as pessoas pensem que terão problemas se fechar negócio com aquele vendedor e consequentemente será difícil alguém comprar com ele.

#Faça um álbum quando tiver muitos produtos à venda: Gente, álbuns são ótimos quando você tem muitos produtos à venda porque você tem a possibilidade de colocar preços e tamanhos diferentes em cada uma das fotos, caso venda produtos diferentes uns dos outros, além de informações exclusivas daquele produto. Mais do que isso: é possível você dar um título ao álbum, como por exemplo: "Roupas da Carol" e adicionar informações abaixo do título, citando se você envia por sedex, leva até a pessoa, de que cidade é ou no caso de todas as peças serem do mesmo valor. Fazer um álbum facilita a vida tanto de vendedor, como de cliente que com certeza irá encontrar mais facilmente os seus produtos, sem precisar ficar rolando eternamente a barra do computador, caçando o seu anúncio.

#Sempre poste a foto real do produto: Pegar foto do produto na internet não né colega? Como é que você quer que eu acredite no seu anúncio se a foto nitidamente foi pega do Google? Tente tirar pelo menos uma foto do seu produto nem que seu celular ainda seja daqueles tijolões antigos (se é que ainda existe aquilo haha). Mesma coisa é postar que está vendendo uma roupa assim, assim e assim mas não publicar nenhuma foto dela ¬¬ É aquela velha história - facilite a vida do seu cliente - a gente agradece!

#Tem detalhes importantes? Mostre eles: Aquela blusa tem as costas aberta ou algum detalhe bonito? Faça uma montagem e mostre esse detalhe. Muitas vezes isso fará com que o cliente tenha ainda mais interesse na peça.

#Por inbox? Apenas o endereço: Todo mundo sabe o quanto é arriscado passar o endereço para uma pessoa que você nunca viu na vida, ainda mais por uma rede social ou pelo menos deveria saber. Então é aceitável que se passe telefone, celular e endereço apenas por inbox, mas preço? Pra quê passar preço apenas por inbox? A impressão que dá é que você irá fazer um preço pra uma pessoa e outro preço pra outra pessoa, por mais que você jure que não. E outra coisa: a maioria das pessoas tem vida social fora da internet, então porque atrasar a vida do seu cliente sendo que dependendo do valor ele nem vai comprar seu produto? Facilite a sua vida também e dê um basta naquele monte de inbox perguntando coisas básicas como preço e tamanho de cada uma das peças.

#Prometeu que vai levar o produto até o cliente? Então cumpra: Combine dia e horário com seu cliente e na hora marcada apareça, sem atrasos. Não há nada mais frustrante do que ficar esperando por um vendedor que nunca aparece OU PIOR marcar um compromisso às 17h e já ser 16h45 e o vendedor sequer ter dado sinal de vida ainda.

#Seja sempre educado: Não importa se o cliente é mais pobre, mais rico do que você ou se ele fez perguntas idiotas.. seja sempre educado e simpático! Ser grosso com seu cliente o fará fugir de você e ainda sair por aí falando mal do seu atendimento pra Deus e o mundo. Quer que seus clientes te indiquem para outras pessoas? Então jamais se esqueça desse item.

#Vai receber o cliente em casa? Então deixe o ambiente pelo menos organizado: Não deu tempo de limpar a casa? Deixe tudo pelo menos organizado. Isso dá a entender que você tem cuidado com as coisas que possui e consequentemente com as coisas que vende também.

#Nunca minta sobre a verdadeira situação de um produto: É a pior coisa que você pode fazer se tratando de vendas pela internet! EM HIPÓTESE ALGUMA minta sobre a real situação de uma roupa, produto ou seja lá o que você estiver vendendo. Deixe isso claro até mesmo antes da pessoa se encontrar com você, assim ela já vai sabendo exatamente o que irá comprar. O ideal é sempre tirar uma foto caso a peça possua algum defeito e mostrar para a pessoa antes. Se ela realmente estiver interessada, ela irá comprar, pode ter certeza disso.

#Respeite a ordem de interesse dos seus clientes: É simples - se dois clientes se interessaram pelo mesmo produto, dê prioridade para o cliente que chegou/comentou primeiro no seu anúncio. É como se fosse uma fila virtual, onde a peça fica com quem chegar primeiro e levar.

#Em grupos de desapego, jamais aceite fiado: Porque citei os grupos de desapego? Porque como o próprio nome diz, são grupos em que o objetivo já é encontrar peças com preços menores, ou seja, de desapego. Então se é barato, porque fazer fiado? A solução é você dizer ao cliente que reserva o produto por X dias ou horas e assim evitar mais essa dor de cabeça. Se o cliente comprou mais de uma peça, considere fazer um desconto, por exemplo, mas nunca fiado. Porque conta, todo mundo tem para pagar, inclusive você.

#Moderador/Administrador de grupo não é bicho papão: Teve alguma dificuldade ou algo saiu do planejado com o seu cliente? Converse com o administrador do grupo. Eles tem essa função justamente para ajudar os membros quando algo sai do combinado. Mas fique atento às regras do grupo também, afinal, existem problemas que só aparecem porque você não prestou atenção nas benditas regras. É aquele velho ditado "quem avisa, amigo é" e não é todo problema que o administrador é obrigado a resolver. Fiquem atentos à isso.

#Não aceite devoluções: Exceto em caso de produtos lacrados que não tinha como você saber que estava com defeito. Já vi gente ingênua devolvendo o dinheiro para o cliente, só porque o cliente não gostou do produto depois de usá-lo algumas vezes. Isso é uma tremenda sacanagem com o vendedor, visto que muitas vezes o cliente experimenta a roupa/sapato antes de comprar e alguns vendedores até abrem o produto para mostrar que ele funciona corretamente.

#Não conte com um dinheiro que nem chegou ainda: Essa dica é experiência própria. Jamais assuma compromissos envolvendo pagamentos, sendo que você nem recebeu o dinheiro ainda. Receba primeiro e depois compre o que você queria.

#E por último.. vendeu o produto? Apague a foto: Sim pessoal, afinal de contas porque despertar o interesse de outro cliente sendo que o produto nem está mais com você? Não tem sentido ficar com aquela imagem ali, ocupando espaço no seu álbum, então apague já!

É isso pessoal. O post ficou enorme, mas espero que estas dicas tenham grande utilidade para todas as pessoas que anunciam seus produtos nos grupos de desapego, sites e afins, visando sempre ganhar um dinheirinho extra sempre que possível e para aqueles que possuem brechós também, sejam lojas físicas ou virtuais. "Ahh Carol, mas eu não sei nem tirar uma foto direito" - então você precisa ver esse vídeo do site Enjoei, garanto que aprende rapidinho!


comé que faz? - tutorial de fotos enjoadas :P from Enjoei on Vimeo.

Mas e você, gostou das dicas? Vai usá-las na sua próxima venda? Me conte sobre suas experiências e opiniões nos comentários, vou adorar saber!

Super beijo gente ;*

8 comentários:

  1. que muito legal *-* adorei as dicas
    http://www.renatacaparroz.com/

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    1. Que bom que gostou flor, o objetivo era ser útil e acho que isso eu consegui :D beijos

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  2. Adorei suas dicas, houve uma época em que queria um brechó, mas hoje tenho preguiça mesmo... :(

    Quanto ao preço in box, concordo com você. É irritante, menina!
    Nunca participei de grupo de desapego. Já comprei no Brecho Novo Pra Mim e adorei :D

    https://www.facebook.com/BrechoNovoPraMim?fref=ts

    Tenho adorado essas suas postagens!

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    1. Obaa, fico feliz que tenha gostado flor. Mas é fácil ter brechó, só ter um tiquinho de organização, separar as roupas que o cliente quer antes dele chegar na sua casa e se você não puder levar, deixar isso bem claro. Aí a dor de cabeça é quase zero :D super beijo!

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  3. Adorei o post Carol. Mas menina eu sou tão pé atrás com coisas assim, achoque sou antiga no que tange a venda pela net, seja brechó, seja peça nova. Fico naquela de: e se não servir, e se vir com defeito, e se isso e se aquilo...... Um dia quem sabe entro no mundo moderno... kkkkkkkkkkkkkk
    bjks

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    1. Mas é por isso que eu sempre deixo as minhas clientes experimentarem as peças antes, elas só não experimentam se não quiserem rs mas depende muito do vendedor também, tem uns que são sacanas mesmo, mas comigo podem ficar tranquilos, eu SEMPRE mostro todos os detalhes, até porque a maioria das roupas são da minha família, então eu conheço bem os produtos que vendo. Fora que as peças que não servem pra vender, eu acabo doando ou seja, as do brechó sempre são as que estão em ótimas condições mesmo!! kk Quem sabe né.. ai você compra de mim tá? haha beijos flor

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  4. Menina,adorei. Eu já saí de tanto grupo de desapego por conta de gente sem noção.
    SE todos lessem este manual, seria lindo.
    Mas menina, o que eu não sei é como faz pra querer desapegar das coisas. Eu sou muito apegada em tudo. Huahuahuahuahuah

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    1. Eu ficaria muito feliz se todos lessem mesmo haha até porque a maioria das coisas que citei são as mesmas coisas que os administradores colocam como "regras" mas que infelizmente quase ninguém segue. Eu mesma já cometi um deslize uma vez, mas no meu caso tive o azar de pegar um administrador louco que além de ser estúpido comigo, ainda me xingou e ficava me pedindo pra bloquear ele.... lógico que sai do grupo dele né? kkkkkk mas entendo sua situação, também me apego demais, mas quando desapego, ninguém me faz mudar de ideia haha beijos

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