Sabia que a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal, e a cada 14 segundos uma mulher é vítima de assédio, no Brasil?
Apesar de os números serem alarmantes, muitos casos não entram para as estatísticas porque não são denunciados – esses dados são do Instituto Maria da Penha, que usou como base a pesquisa realizada pelo Datafolha, em fev/2017, que abrangeu 130 municípios. (Fonte: g1.globo.com)
É difícil compreender que, em pleno século XXI, a sociedade continua “achando” normal tanta violência contra o sexo feminino – seja ela velada ou explícita! A violência contra a mulher percorre vários ambientes: familiar, profissional, no âmbito político, e por aí vai... Relacionamentos abusivos que terminam em mortes ou sequelas (físicas e emocionais) terríveis. Um cargo importante que gera ofensas e coloca em dúvida se a mulher chegou ali por competência ou “favores”. Pensar alto, defender ideologias, ir contra pensamentos contrários aos dela pode ter um preço alto – assim como foi com Marielle: cuja morte no contexto político fez com que muitas outras bandeiras se levantassem em defesa da MULHER! E como se não bastassem as ameaças, abusos, assédios, as mulheres ainda precisam lidar com mais uma agressão, desta vez, nas redes sociais. O julgamento e a condenação vêm com a mesma velocidade com que as notícias são publicadas. Ler para quê? Por que entender o ocorrido antes de emitir uma opinião? É só um clique, tenho direito de me expressar como quiser, certo? ERRADO!!
Foto: g1.globo.com
MAIS RESPEITO, POR FAVOR!
Me dá nojo ver notícias tão trágicas, como foi com Marielle, receberem comentários como “é só mais uma entre tantas” ou “ela mereceu porque pertencia a determinado partido”. Era um ser humano, mãe, feminista e ajudava famílias de policiais mortos em serviço... Independente da visão política, credo, posição social, RESPEITO é sempre bem-vindo – nunca se esqueçam disso! Se pararmos para pensar, nossas palavras têm “matado” mais ou o equivalente as “balas perdidas”! RESPEITAR não significa concordar com o erro, postura, crença, pensamento. O respeito está acima de rótulos. Respeitem a morte da vereadora e sua família enlutada. Respeitem às Marielles desse Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários neste blog são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, preconceituosos ou que induzem à violência.